sábado, 21 de maio de 2011




Peixe Betta (Betta splendens) Alimentação, Cuidados e Reprodução

On 21/01/2010, in Anabantídeos, Peixes de Aquário, by Seiti .



Nome Popular: Betta
Nome Científico: Betta splendens
Tamanho adulto: 10 cm
Temperatura da água: 24 – 28º C
PH: 6.8 a 7.5

Características:
É um peixe para iniciante, o macho é extremamente agressivo e territorialista apesar de frágil com outros peixes, possui longas nadadeiras sendo que cada um tem sua forma e sua cor assim como uma borboleta, ja a fêmea é calma e pode conviver com outras fêmeas sem problema algum, ela é mais simples possui nadadeira bem mais curta e com pouca coloração . Ele não necessita de água em movimento, pois tem a particularidade de respirar o ar atmosférico. Normalmente são vendidos em pequenos potes que nem 1 litro às vezes tem, mas o recomendável é no mínimo 10litros.

Alimentação:
Rações específicas , enquitréias, larvas do besouro do amendoim, artêmias e outros alimentos vivos .

Reprodução:
A reprodução do betta pelo que muitos acham, não é difícil e sim uma das mais fantásticas. Ela pode ser conseguida por qualquer aquarista que possua algum conhecimento do assunto. É necessário apenas, que se siga algumas regras básicas para não se ter problemas.

Para começar, se pretendemos produzir uma bela espécie e manter uma boa linhagem, evidentemente os progenitores devem ser de boa linhagem. Escolha um macho forte e vigoroso a seu gosto, que esteja sempre ativo e lúcido. E também uma fêmea de sua escolha, que esteja pronta para a reprodução. Como distinguir uma fêmea preparada ou não para a reprodução? Basta verificar se há um pontinho branco para fora, logo abaixo das barbatanas pélvicas, e que esteja também redondinha e com boa aparência.

É bom que este casal, seja alimentado de preferência com comida viva e variada como tubifex, artêmia ou até mesmo larva de mosquito.
É necessário ainda, que a fêmea seja menor que o macho ou teremos problemas, pois na hora de fecundação o macho ficará impossibilitado de envolve-la em um abraço, se ela for maior. Se este casal se der bem poderá ser usado para novas reproduções.

Há criadores que usam aquários de 8 litros, outros de 45 litros, mas no nosso caso usaremos um aquário de 20 litros, por ser de bom manejo e de menor custo. Utilize uma luminária com uma lâmpada incandescente de 25 watts.
• Se necessário um aquecedor de 10 watts.
• Um maço de cabomba, elódea ou até mesmo samambaias flutuantes.
• Água descansada por uns 2 dias, com altura de 15 cm. O aquário não deve conter cascalho ou nenhum tipo de areia para que os ovos não se percam entre as pedras, caso contrário ficarão no fundo e fungarão.

Se a base do aquário, a estante, for clara ou branca, devemos providenciar uma cartolina ou papel, escuro ou preto, para dar contraste com os ovos brancos e que o macho os possa ver melhor e mais rápido que a fêmea, pois dependendo da fêmea, da sua personalidade, ela poderá comê-los ou pelo contrário ajudar o macho na colocação deles no ninho como acontece às vezes.

Após tudo pronto coloque o aquário de preferência em um lugar tranquilo para que o casal não se assuste. Coloque então o macho e logo após a fêmea em banho maria, dentro de um pote de vidro qualquer transparente, afim de que o macho não a mate, pois de início ele não a reconhecerá como fêmea. Logo ele abrirá suas grandes barbatanas, rodeando o vidro, e em seguida cortejando-a. A partir daí, começa a fazer um ninho, este consiste de minúsculas bolhas de ar revestidas por um muco salivar, que as torna adesivas.
Ao fim do dia, em algum lugar do aquário, na superfície, haverá um ninho de uns 8 cm de diâmetro. Eu aconselho soltar a fêmea no dia seguinte, mas não há problema em soltá-la antes, só é preciso que o ninho tenha um certo tamanho. Caso contrário espere que ele faça o ninho ou senão ao final de três dias, troque o macho, tampe o aquário, e verifique a temperatura, estabilizando em 30 graus. Isto é muito raro acontecer, você precisa conhecer seus machos, há alguns que constroem ninhos enormes, e outros pequenos. Depende da personalidade de cada betta. O certo é usarmos casais jovens, pois são melhores reprodutores.

Feito isso, soltamos a fêmea. Não se assuste, pois de início o macho irá persegui-la constantemente, chegando a machucá-la. Por isso são necessários os tufos de plantas, para que ela se esconda até que esteja apta à desovar.
Ao fim da tarde, a fêmea parecerá bem maltratada, e entre 24 a 49 horas ela aceitará o macho e irá de encontro a ele, abaixo do ninho. Se isso não ocorrer em 48 horas, troque a fêmea.

Ele então a envolverá em um maravilhoso abraço, brilhante aos nossos olhos. Após o abraço o macho ficará atento para os ovos que cairem dela. Nos primeiros abraços nenhum ovo se soltará, somente após o sexto, sétimo abraço ou até mesmo antes. Começarão a se desprender pequeninos ovos de cor branca e rapidamente o macho os pegará com a boca e os colocará no ninho um a um, em cada bolha do mesmo. O número de ovos soltos pela fêmea aumentará a cada abraço até chegar ao número de 20 a 50 por abraço.

Isto se repete durante horas, e após a fecundação, o macho começa a ignorar a fêmea, que passa a ter um apetite especial pelos ovos. Ele começará a mordiscá-la, machucando-a, mantendo ela longe do ninho. Este ficará aos cuidados do macho.
Nessa hora devemos retirar a fêmea, pois seu papel na reprodução termina por aí, antes que o macho a mate.

A eclosão se dá por fim de 24 horas, os alevinos nascem e ficam pendurados no ninho, na posição vertical. O macho, como pai, manterá a prole junta, tomando cuidado para que nenhum alevino caia para o fundo. Os alevinos se alimentarão do saco vitelino que eles carregam durante três dias. Após esses dias devemos retirar o macho que perderá o interesse pela prole, podendo até comê-los.
O melhor alimento para esses alevinos são os nauplios de artêmia salina recém-nascidas. Para alimentá-los devemos colocar um pouco em cada canto do aquário, pois os alevinos de betta são lentos e não correm atrás do seu alimento.
Devemos aumentar a quantidade de acordo com seu crescimento.
O crescimento da ninhada é rápido e irregular, por isso ao fim de um mês devemos separar os maiores, por existir entre eles o canibalismo.

Com três meses de idade, podemos separar os machos em potes de vidro, dando a eles o melhor alimento, trocando sua água a cada três dias. Com isso eles rapidamente atingirão seu explendor tornando-se belíssimos bettas. Nessa hora devemos fazer a seleção dos machos mais bonitos e grandes de sua escolha para reproduções futuras.

No decorrer da reprodução, faça anotações, que serão de muita utilidade no futuro, como: Data da postura, Data da eclosão, número aproximado de ovos, alevinos, quantidade de machos e fêmeas numa ninhada, tempo de crescimento, e etc.
Caso não consiga tente novamente, nunca desista, troque idéias com colegas ou criadores, pois nada é impossível, muito menos a reprodução desse belíssimo peixe ornamental que é o BETTA SPLENDENS.

sexta-feira, 20 de maio de 2011


Betta Splendens Piracema O Siamese Fighting Fish


     Qualquer adulto saudável Betta macho se todas as formas estar pronto para a desova. As fêmeas que estão prontas para a desova pode ser notado facilmente; olhar para um pequeno tubo branco saindo do fundo do seu estômago inchado.
Ovo Tube

        Quando você tem um par pronta e disposta, vá em frente e instalação do tanque de desova. Eu uso a 2 galões retangular. Nenhum filtro é necessária neste tanque, que só será utilizado por um pequeno período de tempo. Ela ajuda o homem a adicionar um raminho de uma planta flutuante ou outras estruturas flutuantes em torno do qual ele vai construir um ninho de bolhas. A temperatura ideal para reprodução de Bettas é de cerca de 82 ° F (28 ° C).
        Depois do sexo masculino passou um pouco de tempo a si mesmo ajustada à sua nova casa, a fêmea é adicionado. É melhor colocar a fêmea em um frasco do quarto ou recipiente similar, e flutuar presente no tanque com o macho. Isto permite que eles se familiarizar com o outro e corta a sessão de sparring que às vezes precede o ato da desova.
        Quando o homem tem construído seu ninho e os dois se acalmou um pouco, a fêmea pode ser liberado a partir do jar. Piracema deve começar em breve. O macho irá abraçar a mulher que libera alguns ovos, o macho recolhe os ovos e explodi-los em seu ninho. Este ato é repetido por algumas centenas de vezes, até que a fêmea está esgotado de ovos. Neste momento é melhor para remover a fêmea e deixar o macho cuidar dos ovos. Ele irá substituir todos os ovos que caem do ninho e guarda os ovos de todas as ameaças, reais ou imaginários.
        Os ovos eclodem em cerca de 24 a 36 horas. O macho pode ficar com a frite por mais 2 dias ou podem ser removidos em incubação.
        Os alevinos são capazes de comer artémia bebê como um alimento de primeira. Micro vermes fazer uma comida boa primeira também.
      Eles podem ser deixados no tanque de desova para até duas semanas. Fazer diariamente 20% da água muda para manter a água em boas condições. Em duas semanas eles precisam ser movidos para um tanque maior de cerca de 10 galões. Basta esvaziar o reservatório galão inteiro 2 no galão 10. Você pode adicionar gradualmente mais água por dia. E neste momento uma esponja do filtro pode ser adicionada e você pode começar a adicionar flocos esmagados à sua dieta.

Um par de Bettas em uma desova abraço © Gemini
        Se você tiver uma ninhada pequena de cerca de 50 alevinos, podem ser levantadas a cerca de meia polegada neste tanque. Em seguida, os machos terão de ser separados e colocados em frascos individuais ou outros recipientes para evitar lutas.



Bettas são extremamente suscetíveis a uma doença chamada "Velvet", também chamados de "Ferrugem". O nome oficial ou científico é Oodinium. É uma doença parasitária que é que há um organismo vivo se alimentando dos fluidos do corpo de seu hospedeiro, o Betta. Os sintomas comuns incluem apatia, ouro, enferrujadas ou manchas cinzentas no corpo do peixe, falta de apetite e fraqueza geral ou falta de energia, e às vezes evitar a luz. Se você notar qualquer destes sintomas que você pode apostar que você tem Betta Velvet.
Felizmente Velvet é muito fácil de curar. o sal de mesa comum adicionada à taxa de 1 colher de chá por galão irá fazê-lo, ou mesmo uma cura mais confiável é a utilização de qualquer medicamento que contém cobre peixe como ingrediente principal. (Note que o cobre é fatal para os caracóis, caranguejos e quaisquer outros invertebrados, mas geralmente é segura para a colônia de bactérias que os filtros de seu aquário.
Jovens são os mais Bettas susecptable para Velvet e eu recomendo adicionar uma colher de chá de sal para todos os tanques de alevinos de Betta como um preventivo. E não faria mal a uma coisa para o uso de sal em todos os tanques Betta ou jarros.
Bettas geralmente são peixes resistentes, podem sobreviver em um monte de outros peixes não poderiam, a sua única fraqueza real é de veludo. Então, se você está armado com a cura que você irá atenuar cerca de 90% dos problemas de saúde com Bettas.
 

Um macho crowntail Betta Splendens queima o seu próprio reflexo em um espelho
© Clint Norwood
Nota: Se você tem um Betta macho solitário e quer adicionar um pouco de emoção à sua vida de vez em quando. Basta segurar um espelho pequeno até seu tanque e veja-o ganhar vida com mostra ameaça à sua própria reflexão. Isso é o que está acontecendo n a foto no alto desta página. coisas engraçadas, só não esqueça de remover o espelho depois de um tempo.
Bettas vêm em um arco-íris de cores. O mais procurado é o preto sólido. Por quê? Eles são raros, porque há uma ligação com a esterilidade do gene para o preto, eo único modo que você pode ficar preta Betta está cruzando os negros do sexo masculino com outro do sexo feminino, cor e, em seguida, apenas uma minoria dos alevinos será preto. Pessoalmente eu gosto da coloração selvagem, ou o vermelho sólido.



Mustard Gas Mushi do sexo masculino, © BC Bettas
Alguns dos novos tipos de Bettas é de tirar o fôlego, por exemplo, a variante de cor "Mustard Gas" (à esquerda) ea variação fin "crowntail" (acima).

Nota 2: Bettas machos são um perigo só aos outros Bettas masculino e feminino, por vezes, Bettas. Eles não são um perigo para a maioria de outras espécies de peixes e são, na verdade uma vítima freqüente de pinças fin tais como Tiger Farpas.




Apenas para fazer o registro, está aí a foto do betta Steel REd OHM feather tail ou Dark REd (conforme nomenclatura do SIAMIMBELLIS) recém vendido. Excelente matriz. Forma corporal muito boa, vermelho intenso, boa dorsal e simetria agradável. Enfim, um belo peixe .



Novos Mascotes



O primeiro deles é um betta black dragon plakat OHM, nascido aqui após "algum" trabalho desenvolvido a partir de 1 peixe vindo amigo Sérgio Estefane e dos red dragons desenvolvidos aqui.
O Segundo é um Acará Disco leopard spoted. Apesar de o acará disco ser um peixe genuinamente nacional, exemplares dessa qualidade não são vistos por aqui. Somos obrigados a nos curvar ao trabalho dos asiáticos. Este disco chegou de uma importação que causou furor esse final de semana no Rio de Janeiro. As poucas lojas que conseguiram pegar alguns discos com o importador tiveram seus estoques "zerados" rapidamente. Felizmente salvei os meus!


Ao dar uma ligeira passada pelo fórum aquahobby em janeiro, vi que o tema para o concurso daquele mês tinha tudo a ver com os bettas. O tema era "EXCITAÇÃO".

Achei que poderia dar uma boa contribuição. O problema foi escolher uma entre todas as que tenho, que totalizam mais de 80GB(rs). Optei pela foto abaixo, que inclusive já havia postado no blog.



A minha surpresa ao final não poderia ter sido melhor. A foto foi a campeã e, diga-se de passagem, de lavada(rs)!

Brincadeiras à parte, haviam fotos muito boas e eu mesmo fiz questão de votar.


::: novo aquário de discus :::



Depois de muito tempo sem postagem, fiz um apanhado de algumas fotos do aquário de disco que montei há mais ou menos 1 mês e meio.


aqua com 20 dias

parte da turma


neons

os silver tip

pigeon checkerboard (É o maior e mais redondo - cerca de 15cm)


blue diamond

blue diamond

white pigeon(recém chegado. Apesar da pouca idade já está muito bem marcado

red White

Red melon( tenho minhas dúvidas se não seria REd Malboro)


Confesso que apesar de todo o trabalho e o custo, estou muito satisfeito com o resultado. Penso ainda em colocar mais uns 2 discos, mas ainda não sei quais. Atualmente as plantas se desenvolveram mais e estão mais vistosas. Vou dar uma caprichada em uma foto geral do aqua e posto mais pra frente.

::: Bettas de domingo:::

Domingo pela manhã separei um "tempinho" para fotografar alguns bettinhas por aqui. Apenas para registro, não usei luz artificial. Vejam no que deu:



::: super red platinun dragon OHMPK:::
(separado para matriz)


::: Pink Salamander OHM :::


::: White platinun HMPK :::

::: Super pink salamander OHMPK :::

::: Super red platinun dragon HMPK:::


::: Aniversário - 2 anos! :::

Passou muito rápido. Mas Hoje me dei conta de que em fevereiro o Blog fez 2 anos.Chegou aos 2 anos passando por épocas de postagens interessantes e outras épocas de algumas mais chatas, foi e foi e foi....

As idéias/assuntos para postagens e textos são muitas, mas o tempo é pouco! Infelizmente essa é a realidade. Como todo aniversário tem que ter presente, eis o meu( para mim mesmo-rs):

Ainda tenho que me habituar com todos os seus controles e pra já! Tomara que ela corresponda a todas as minhas expectativas, que não são poucas.

Ainda não consegui me programar para fotografar alguns bettas, estou ansioso.

Essas fotos acima já me deixaram bastante animado. Foi de um teste que fiz com uns peixes aqui de casa! Já percebi que o seu comportamento em condições de pouca luz e ISO elevado, são realmente fantásticas.

Conforme for acertando os botões, vou postando aqui.

:::Destaque: Betta Orange OHM Matriz:::

Mais uma vez retorno com um DESTAQUE. Este realmente foi uma das melhores matrizes que já tive em todo tempo de hobby. - Foi? Sim, ele faleceu em janeiro, mas não antes de ser pai de 6 ninhadas com fêmeas diferentes ao longo dos seus 22 meses de vida.
Nascido em março de 2008 nas águas da tailândia, mais precisamente no criatório do memorável Sarawut( siamimbellis), era um peixe extremamente viril e ao mesmo tempo cuidadoso com cada uma das suas ninhadas. Uma simetria única.

Essa foto aí de cima me deixa extasiado sem saber o que é dorsal, o que é nadadeira anal. Ambas extremamente volumosas e parecem continuação uma da outra. As fotos a seguir são outros momentos de destaque deste betta.


flare


Nesta foto com alguns de seus filhotes selecionados para venda ainda em 2008.


Repare na continuidade das nadadeiras.

Esta, por fim, é uma das minhas preferidas e a mais conhecida delas.
(veja o video no youtube)




::: Manejo de bettas e atualização dos pequeninos :::


Aqui no Rio de Janeiro continua um tempo louco! Muito calor...
Às vezes chove demais, às vezes, de menos. Uma coisa não muda, de dia um calor absurdo, e quando chove, refresca um pouco. Não sei se os bettinhas que estão nos tanques externos, “no tempo”, estão gostando. Parece que sim. Estive a separar alguns essa semana e já vi que tem coisa muito boa. Estão bem jovens, mas com uma vitalidade impressionante e coloração muito bem definida para a idade. Dentro de alguns dias já devo fotografá-los em definitivo quando se adaptarem à vida só, em uma beteira e desaparecerem algumas escoriações normais causadas pelos seus irmãos/desafetos no tanque comunitário.

Aproveitando a deixa respondo a algumas perguntas de outros colegas hobistas e colegas criadores.
Aqui na minha pequena criação,sou adepto do manejo tradicional, à moda tailandesa. Não uso termostatos, Bateria de filtragem, troca automática, filtros UVs ou qualquer outra parafernalha. Meus aquários e tanques não tem sequer filtro de espuma ou aerador. Utilizo termostato raramente, somente naquelas épocas em que o frio persiste por mais de 8 a 10 dias abaixo dos 21°C.

Entendo que assim a natureza se encarrega de fazer com que os bettas criem sua resistência natural às intempéries e consequentemente às doenças e ao estresse. Os menos aptos ficam pelo caminho, assim como na natureza.

Bom, chega de papo e vamos às fotos dos pequeninos bettas REd Dragons plakat OHMs, White platinuns plakat HM/OHMs e Pink salamanders plakat OHMs.







Novo ano Novo!

Iniciando as atividades do blog deste ano novo, gostaria de agradecer a todos que sempre acompanham as postagens, fazendo com que o blog seja um dos mais visitados, segundo o site TOPFISH.

Como sempre fazemos planos a cada ano que se inicia, aí vão os meus para o blog:
- manter a regularidade das postagens;
- fazer e postar boas fotos
- trazer mais notícias relacionadas ao aquarismo como um todo;
- estudar a reformulação visual do blog;
- manter link atualizado no blog para bettas disponíveis.


Opiniões e sugestões serão sempre muito bem vindas.



Bettinhas que estão por vir em 2010


Fêmea orange rose tail HM
R$ 90,00

White platinun HMPK
Linhagem 100% fixada
R$ 120,00
Pink salamander plakat SD
R$ 70,00
Super red platinun Dragon OHMPK
100%fixado
R$ 130,00
White platinun HMPK
Linhagem 100% fixada
R$ 120,00


Pink Salamander OHM
R$140,00

Super red platinun dragon HMPK
Linhagem 100% fixada
R$ 140,00

Pink Salamander OHM BF
nascido no dia 28 de outubro/09
betta de linhagem pura
R$140,00


Pink Salamander OHM BF

nascido no dia 28 de outubro/09
betta de linhagem pura
R$130,00


White platinun plakat OHM

nascido no dia 28 de outubro/09
linhagem pura 100% fixada
VENDIDO



Pink Salamander OHM BF

nascido no dia 28 de outubro/09
betta de linhagem pura
R$135,00


Extended Red plakar OHM
R$70,00


Pink Salamander OHM BF
Padrão perfeito
3 meses
(VENDIDO)



Pink salamander plakat OHM
3 meses
R$140,00






Observação:
  • Peixes saudáveis e ativos.
  • Custo do envio a cargo do comprador. Despacho para todo Brasil.
  • Garantia da chegada do peixe saudável.

:::tObÉ.Sjr:::

Dezembro 16, 2009


:::Destaque: Red Dragon plaKat - MaTRiz:::

10 meses

Este é um daqueles que merecem destaque. Acompanho sua evolução desde pequeno, pois sempre demonstrou um excelente potencial para matriz. E minha intuição nao falhou. Trata-se de um dos peixes mais bonitos que já nasceram nos meus aquários. Destaca-se em tudo. Cor forte, simetria, virilidade, abertura, escamas alinhadas, armadura bem limitada e, por fim, uma excelente matriz. Cuida muito bem da sua prole( já é pai de 2 ninhadas) e sabe muito bem cortejar uma fêmea sem agredí-la, como de praxe.



6 meses

3,5 meses


3 meses







Finding Betta


As my beloved John Blue (betta) has long departed, i was thinking that it is high time i should carry on my life, and move on, by getting a new betta for my aquarium.

It happened that i came across these 2 websites, which i find it very interesting and informative for all betta lovers out there. Here they are:-





Talking about bettas leads me back to those memories I spent with my grandpa again

Yupe. My grandpa was the first to introduce me to a lot of things, badminton, soccer, cycling …. and …. keeping pets. I don’t quite remember me seeing him keeping any fishes as pet, but as a toddler who spent my childhood with my grandparents, he always told me how he would carry my in his arms, and feed those gorgeous betta of his collection from one bottle to another, and change their water. My mother said he was a good betta breeder, with more than 100 bottles surrounding our home. As a curious child, i asked him what happened to all those bettas? He told me that he no longer wants to be a slave anymore. Why make the fish your master, and you the slave ? Hahahaha …. That was kinda like a finny answer :p  He told me that the reason for him keeping all those fishes as pet was to show his children something in life, and since everyone has grown up, he has decided to give out all the fishes that he breeded to his friend, Mr. Chew. ….. …….. … .. yeah ….. Mr. Chew Tien Yang, the multi-level pet shop owner which owns the biggest pet shop in the South East Asia, which at that time, only has a small fish shop operating in SawTow Lane.

The advice of becoming slave to a fish doesn’t set in my mind quite well, not until i reach puberty that my father used to always instructed me to clean up him gold fish tank every weekends. Hahahahah …. Seems like i never learn my lesson quite well huh? :p My 4 x 1.5 feet tank sitting in the middle of my living room is slowly getting irritating when the need of changing water and maintainance arises. Me and Dan was planning of getting rid of all the wood logs (which make the water brownish) and plants (which make the water messy with all the floating leafs) from the aqua. To keep the aqua to be as homely and comfortable, we will replace it with some shelter artifacts which we came across in Chew Tien Yang. I believe this will make the water more crystal clear and cleaning up the aqua easier.

 

Images Betta Halfmoon

  • Dave Stroup - FishbowlDC
  • Ahlan Wasahlan
  • Red Halfmoon Betta Fish
  • BETTAS by Jim Sonnier/
  • Orange Over Half Moon Moon 
Betta Fish
  • Caring for Betta Fish
  • Câu lạc bộ Betta Sài Gòn • Cá 
Betta tím : Các bài viết tổng hợp về cá
  • Info Ikan Cupang & Jual 
Ikan Cupang Murah: JENIS CUPANG (Betta sp.)
  • Dave Stroup - FishbowlDC
  • Red Halfmoon Betta Fish
  • Halfmoon Betta
  • Orange Over Half Moon Moon 
Betta Fish

More Images Betta Halfmoon


Videos Betta Halfmoon


More Videos Betta Halfmoon



Betta Akarensis


Betta Crown

Betta Crown

Betta Splendens Doubletail

Betta Splendens  Doubletail
Cauda Dupla

Complexos:

Complexo akarensis:
Betta akarensis Regan, 1910 – betta-de-akar
Betta antoni Tan & Ng, 2006
Betta aurigans Tan & Ng, 2004
Betta balunga Herre, 1940
Betta chini Ng, 1993
Betta ibanorum Tan and Ng, 2004
Betta obscura Tan & Ng, 2005
Betta pinguis Tan and Kottelat, 1998
Complexo albimarginata:
Betta albimarginata Kottelat and Ng, 1994
Betta channoides Kottelat and Ng, 1994
Complexo anabatoides:
Betta anabatoides Bleeker, 1851 – betta gigante
Complexo bellica:
Betta bellica Sauvage, 1884 – betta grácil
Betta simorum Tan and Ng, 1996
Complexo coccina:
Betta brownorum Witte and Schmidt, 1992
Betta burdigala Kottelat and Ng, 1994
Betta coccina Vierke, 1979
Betta livida Ng and Kottelat, 1992
Betta miniopinna Tan and Tan, 1994
Betta persephone Schaller, 1986
Betta rutilans Witte and Kottelat in Kottelat, 1991
Betta tussyae Schaller, 1985
Betta uberis Tan & Ng, 2006
Complexo dimidiata:
Betta dimidiata Roberts, 1989
Betta krataios Tan & Ng, 2006
Complexo edithae:
Betta edithae Vierke, 1984
Complexo foerschi:
Betta foerschi Vierke, 1979
Betta mandor Tan & Ng, 2006
Betta rubra Perugia, 1893 – betta-de-toba
Betta strohi Schaller and Kottelat, 1989
Complexo picta:
Betta falx Tan and Kottelat, 1998
Betta picta (Valenciennes, 1846) – betta pintada
Betta simplex Kottelat, 1994
Betta taeniata Regan, 1910 – betta-de-borneu
Complexo pugnax:
Betta breviobesus Tan and Kottelat, 1998
Betta cracens Tan & Ng, 2005
Betta enisae Kottelat, 1995
Betta fusca Regan, 1910 – betta fusca
Betta lehi Tan & Ng, 2005
Betta pallida Schindler & Schmidt, 2004
Betta prima Kottelat, 1994
Betta pugnax (Cantor, 1849) – betta-de-penang
Betta pulchra Tan and Tan, 1996
Betta raja Tan & Ng, 2005
Betta schalleri Kottelat and Ng, 1994
Betta stigmosa Tan & Ng, 2005
Complexo splendens:
Betta imbellis Ladiges, 1975 – betta-crescente
Betta mahachai Panitvong, Nonn, 2002 –
Betta smaragdina Ladiges, 1972 – betta-verde-esmeralda
Betta splendens Regan, 1910 – peixe-lutador-siamês
Betta stiktos Tan & Ng, 2005
Complexo unimaculata:
Betta compuncta Tan & Ng, 2006
Betta gladiator Tan & Ng, 2005
Betta ideii Tan & Ng, 2006
Betta macrostoma Regan, 1910 – betta-ocelada
Betta ocellata de Beaufort, 1933
Betta pallifina Tan & Ng, 2005
Betta patoti Weber and de Beaufort, 1922
Betta unimaculata (Popta, 1905) – betta-de-howong
Complexo waseri:
Betta chloropharynx Kottelat and Ng, 1994
Betta hipposideros Ng and Kottelat, 1994
Betta pi Tan, 1998
Betta renata Tan, 1998
Betta spilotogena Ng and Kottelat, 1994
Betta tomi Ng and Kottelat, 1994
Betta waseri Krummenacher, 1986
Sem associação determinada:
Betta apollon Schindler & Schmidt, 2006
Betta bangka
Betta bungbihn
Betta ferox Schindler & Schmidt, 2006
Betta sukadan